Reitoria realiza acolhimento aos docentes
- Assessoria de Comunicação da Reitoria
- 26 de fev. de 2019
- 4 min de leitura
A Reitoria abriu o ano letivo 2019 com uma acolhida aos professores da universidade. A atividade, que reuniu mais de 200 docentes no Salão Nobre, contou com uma fala da reitora Lucia Pellanda e uma palestra do professor de Harvard e Brown Alpert, Robert Janett.
A pró-reitora de Graduação Márcia Rosa da Costa abriu as atividades, desejando um bom início de ano letivo a todos. Em seguida, a reitora Lucia Pellanda iniciou a sua fala, que, com analogias a termos náuticos, foi dividida em três partes: as dificuldades previstas para 2019, um balanço do que já foi feito pela gestão e as perspectivas futuras para a instituição. Antes de apresentar os dados, porém, a reitora realizou uma atividade interativa com os docentes, perguntando a qual departamento pertenciam, o que esperavam para o ano e qual a melhor forma de comunicação da universidade para com os professores. Nas respostas, verificou-se a presença de docentes de todos os departamentos da instituição; viu-se também que as expectativas giravam em torno de termos como trabalho, respeito, interação, relação, aprendizado, entre outros. Sobre a comunicação, a maioria dos docentes declarou preferir comunicados via e-mail institucional.
Falando sobre os desafios da universidade no atual cenário nacional, a reitora informou que o orçamento da universidade para 2019 é de 31 milhões de reais (em 2015 a verba era de 42 milhões), sendo que apenas 1,5 milhão deste montante é destinado às chamadas verbas de capital, voltadas para a realização de obras e para a compra de móveis e equipamentos. Ela citou também os prejuízos causados à instituição pela Emenda Constitucional 95/2016, que determinou o limite de gastos para os órgãos do executivo federal, e a Portaria 9.420/2018 da Presidência, pela qual o Governo Federal utilizou o fundo de reserva que a universidade possuía para o pagamento de aposentados. Lucia alertou ainda para uma previsão da Emenda 95 que determina que se o limite de gastos do órgão for proporcional ao ano anterior poderá ser realizado um congelamento nos gastos, inclusive no que se refere à folha de pagamento dos servidores. A reitora também chamou a atenção para a campanha de alguns meios de comunicação e pessoas da sociedade pela desvalorização da universidade pública, afirmando que estes ataques poderão provocar ainda mais reduções nas verbas destinadas a estas instituições.
Sobre a gestão da UFCSPA, Lucia citou a edição 61 do Panorama UFCSPA, que traz o detalhamento das ações realizadas por cada pró-reitoria da universidade. Ela afirmou que a gestão desenvolveu um extenso trabalho de adequação a mudanças nas regulamentações dos órgãos de controle e à construção de documentos necessários para o desenvolvimento institucional. Nesta linha, destacou as atividades de mapeamento de processos, do Núcleo de Qualidade Interna (NQI), e a implantação, em breve, do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), que objetiva a digitalização dos processos da universidade. Segundo a pró-reitora de Planejamento, Alessandra Dahmer, o SEI tem como objetivo tornar o trâmite de processos mais ágil, fácil e transparente.
No que tange às perspectivas para 2019, a reitora Lucia informou que estão previstas diversas auditorias e protocolos de órgãos como CGU, TCU, Ministério da Educação e AGU sobre a universidade. Destacou, por isso, a importância em os setores manterem suas documentações organizadas e atualizadas. Recomendou aos professores presentes que atentassem também aos preceitos das leis 8.112 e 12.772. A reitora pediu ainda que os docentes se dedicassem em preencher no portal os registros de presença dos alunos, a fim de possibilitar que os pedidos de atestado automáticos da plataforma sejam emitidos. Sobre as conquistas alcançadas nos últimos anos, Lucia lembrou o aumento nas oportunidades de diálogos entre os professores e a gestão, através das duas edições do fórum do PPI, do Seminário de Ensino na Saúde, dos Diálogos com a Reitoria e dos eventos Saiba Mais. A pró-reitora de Graduação, Márcia Costa, incentivou à participação nos novos cursos de formação docente, cujos conteúdos foram elaborados para atender demandas elencadas pelos próprios professores. A reitora Lucia falou ainda nas modificações nas estruturas da Prograd e da Progesp, com vistas a dar maior atenção aos profissionais da universidade.
Lucia também abordou a questão do espaço físico, informando que foram realizadas diversas obras voltadas para a adequação às questões de segurança. A pró-reitora Alessandra Dahmer destacou a conquista da doação do prédio do Ministério Público do Trabalho (MPT), que, com 19 andares, servirá para o desenvolvimento de atividades administrativas e de formação. Alessandra lembrou também a realização de obras para a adequação das salas de biofreezer e do biotério e a criação das salas de metodologias ativas, no terceiro andar do prédio 1, que poderão ser alteradas conforme a proposta de cada disciplina. Sobre as adequações de segurança, a reitora Lucia informou que foram contratados quatro bombeiros civis que atuarão na prevenção e no auxílio a situações de emergência. Ela lembrou ainda que os bombeiros tem formação de socorrista, podendo ser acionados para eventuais situações de saúde na instituição.
Sobre pesquisa e pós-graduação, Lucia destacou o aumento nas bolsas institucionais e a criação da coordenação de pós-graduação lato sensu. Na área da extensão, destacou a realização do UFCSPA Acolhe e das atividades de cultura. Ainda como realização dos últimos dois anos, Lucia lembrou a alteração no sistema de matrícula, demanda antiga dos estudantes.
Para o futuro, Lucia destacou dois grandes projetos: a clínica de saúde da família, que será implantada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no prédio da Conceição, e a criação do Centro de Inovação, em parceria com a Santa Casa. Por fim, pediu aos docentes que fiquem atentos aos canais oficiais da universidade, como o Boletim de Serviço, o site da UFCSPA, o Blog da Reitoria e as redes sociais da universidade, sem falar no já mencionado e-mail institucional, ferramenta apontada pelos docentes no início da palestra como a preferida para o recebimento de comunicados.
Após a fala da reitora Lucia, ocorreu uma palestra do professor Robert Janett, totalmente voltada aos professores.
留言