top of page

UFCSPA integra reunião municipal de ações de combate ao Aedes

  • Assessoria de Comunicação da Reitoria
  • 29 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

A assessora de Comunicação Social da Reitoria, Márcia Schmitt Veronezi Cappellari, representou a UFCSPA na Reunião do Grupo Executivo Municipal das Ações de Contingência de Combate ao Aedes, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 29, no Paço Municipal. Em pauta, a intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Coordenaram a reunião, o vice-prefeito Gustavo Paim e o secretário Adjunto de Saúde Pablo Stürmer. Participaram também demais membros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e dirigentes de órgãos municipais estratégicos.

Na apresentação do problema, o coordenador Municipal de Vigilância em Saúde, Anderson Lima, informou dados sobre as doenças e as ações realizadas para evitar a ocorrência de casos na capital gaúcha. Segundo Lima, em 2018 Porto Alegre não teve nenhum caso de contaminação via mosquito. Para 2019, no entanto, o alerta está acionado, já que a previsão climática indica um verão chuvoso, o que pode provocar um aumento significativo na população de mosquitos. O coordenador Municipal de Vigilância em Saúde afirmou que a Capital conta com um sistema bastante eficaz de monitoramento dos vetores, através da disponibilização de cerca de 1,5 mil armadilhas espalhadas pela cidade.

De toda forma, a reunião teve como objetivo buscar a colaboração de órgãos de limpeza, educação, segurança e saúde pública para que auxiliem a manter os bons resultados da proposta, evitando o acúmulo de água em locais públicos e orientando a população para que tome as atitudes corretas a fim de evitar o ciclo reprodutivo do mosquito. A principal ferramenta para a informação, tanto do público quanto para profissionais é o site desenvolvido pela SMS, o "Onde está o Aedes?", no qual podem ser encontrados todos os esclarecimentos para o combate ao mosquito e o cuidado na identificação das doenças.

A UFCSPA agradeceu o convite para as atividades e se comprometeu a auxiliar na divulgação das ações de combate ao Aedes em sua comunidade acadêmica. Também colocou à disposição da Prefeitura o uso do jogo virtual Aedes Game, desenvolvido pela universidade em parceria com UNA-SUS/UFMA, USP, Prefeitura de São Paulo e Grupo de pesquisa SAITE.

Foto: Luciano Lanes/PMPA

 
 
 

Comentarios


bottom of page