Andamento de Comissões
- Assessoria de Comunicação da Reitoria
- 25 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Comissão de Espaço Físico (Proplan)
Restaurante Universitário (RU)
Um grupo de trabalho formado por docentes, discentes e técnicos estudou o projeto do RU, desde o espaço físico até o modelo de refeições.
Para que seja possível ter um RU no campus, foi necessária a realização de um estudo detalhado de todos os espaços. O melhor espaço identificado foi o subsolo do prédio 1, onde atualmente fica a maioria dos setores administrativos da universidade. Assim, é preciso mover esses setores administrativos sem que haja perda de salas de aula e sem que as atividades acadêmicas e administrativas sejam interrompidas.
Em 19 de outubro de 2017, o Conselho Universitário aprovou a primeira leva de alterações no espaço físico da universidade, proposta pela Comissão de Espaço Físico, que conta com a participação de professores, técnicos e alunos. Na proposta foi demonstrada, entre outras, a necessidade de realização de modificações em diferentes pavimentos do prédio principal para a distribuição dos setores que serão realocados.
As mudanças estruturais para a implementação do RU envolvem:
1) Modificações de salas e gabinetes do terceiro e o quinto pavimentos do prédio 1 para a alocação de novas salas de aula.
2) Realocação, em novos espaços, das cinco salas de aula localizadas no primeiro pavimento do prédio 1;
3) Deslocamento dos setores administrativos que ocupam a área do subsolo, em sua totalidade, para o primeiro pavimento do prédio 1;
4) Realocação da Divisão de Suporte Técnico do NTI e da COREME do primeiro pavimento do prédio 1 para outros locais.
5) Realocação de salas e gabinetes do terceiro e o quinto pavimentos do prédio 1 para outros locais.
6) Preparação do subsolo do prédio 1 para a instalação do RU.
Num primeiro momento foram definidas quatro etapas de contratações, nas quais foram inseridas todas as alterações necessárias para a desocupação no espaço atualmente ocupado pela área administrativa, no subsolo do prédio 1. Em paralelo, a Coordenação de Engenharia deu início, conforme cronograma interno já definido, à elaboração dos documentos necessários para a contratação de empresa especializada para a elaboração dos projetos executivos complementares para o RU (hidráulica, elétrica, exaustão, entre outros).
A primeira etapa já foi iniciada neste verão, com as obras no quinto andar para criação de novas salas de aula. A estimativa inicial é de que em 2019 o RU esteja pronto, mas cronograma poderá ser atualizado ao longo da conclusão das demais etapas da obra.
Recursos
Como se trata de uma obra pública, é importante lembrar que vários fatores podem interferir na execução das obras e projetos ao longo do ano, mesmo com toda a atenção e celeridade a que se propõem as diferentes equipes da UFCSPA que trabalham para consecução deste importante projeto. Dependemos de licitações, contratações e disponibilidade financeira. Recordamos que está havendo, já há algum tempo, uma redução contínua do repasse de verbas destinadas à assistência estudantil e para custeio da universidade por parte do Governo Federal. Situação que Reitoria da UFCSPA vem procurando combater, mantendo permanentemente a busca por mais recursos.

תגובות